quinta-feira, 5 de maio de 2011

MANOBRAS DE DLM:


As manobras da drenagem são basicamente círculos com os dedos ou com as mãos; círculos com o polegar; movimentos combinados e pressão em bracelete. A drenagem linfática verdadeira deve ser relaxante, suave (leve), superficial (sem muita pressão), com manobras precisas, lentas e rítmicas. Deve proporcionar bem-estar e não pode deixar manchas roxas, justamente porque a linfa se localiza na superfície da pele e seu fluxo é relativamente lento e precisa ser respeitado. O surgimento de hematomas é sinal de que o estímulo foi muito agressivo para pessoa e que houve rompimento dos vasos e capilares venosos. Os locais com inflamação ou cicatrizes recentes podem estar mais sensíveis e mais doloridos.

Quando a drenagem é bem feita diminui a retenção de líquido em partes do corpo propensas ao acúmulo de gordura (abdômen, coxas e culote), além de ativar o metabolismo, favorecendo a queima dos estoques de gorduras corporais. Pode contribuir também na prevenção da flacidez da pele, pois produz um tecido mais bem nutrido. Mas, atenção: ela não recupera a flacidez já existente, principalmente se houver sobra de pele. Para esses casos existem métodos como a endermologia, intradermoterapia e prescrição de cremes com princípios ativos.

As várias causas da celulite (má alimentação, sedentarismo, cigarro, alterações hormonais, stress) se iniciam com um processo de retenção de líquido que acarreta má oxigenação do tecido. Sem a devida nutrição endurece até formar os nódulos que são quebrados com a drenagem.

A quantidade de sessões de drenagem linfática indicada é aquela recomendada pelos profissionais da área da saúde: ao menos 10 sessões para obtenção de um resultado efetivo. Entretanto, com a primeira sessão observa-se de imediato uma melhora no inchaço, na circulação e no funcionamento do aparelho digestivo. O ideal é fazer uma avaliação com o seu médico responsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário